Quem somos
A equipe responsável pelo Portal há muitos anos vêm trabalhando em conjunto, tem produção científica expressiva na área de Formação de Professores e outros agentes educacionais e larga experiência em projetos de pesquisa e intervenção de longa duração, atividades de ensino e atendimento a demandas oriundas de professores e de sistemas educacionais de diferentes níveis e modalidades de ensino.
O desenvolvimento do Portal é considerado pelo grupo como uma oportunidade para a ampliação dos trabalhos em andamento e de novas possibilidades para atuações inovadoras, no Brasil, em termos de atividades de ensino, pesquisa e extensão para a formação e educação permanente de pessoal para o sistema educacional.
Responsáveis:
Profa. Dra. Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
Profa. Dra. Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi
Uma visão geral dos Projetos de Pesquisa em andamento
Um aspecto complementar dos programas e atividades de desenvolvimento profissional do Portal dos Professores é o desenvolvimento de atividades de pesquisa. As investigações realizadas objetivam, de um lado, que os programas e atividades contribuam para o desenvolvimento profissional de professores, a disseminação da educação a distância, o estabelecimento de comunidades de aprendizagem profissional e, de outro, que reflitam as contribuições da e para a pesquisa educacional. As pesquisas desenvolvidas enfocam os processos de aprendizagem profissional da docência; a avaliação de planejamentos de ensino a distância e sua implementação; os desdobramentos da participação de professores nas atividades/programas propostos; a identificação de variáveis contextuais que contribuem para ou dificultam a eficácia do desenvolvimento profissional docente on line e as possibilidades dessas iniciativas melhorarem as práticas educacionais. Os resultados das investigações são incorporados no delineamento e implementação das atividades/programas do Portal, gerando um ciclo de construção, tradução e aplicação do conhecimento.
Pesquisadores & Pesquisas:
Bertoluci, E. A. Formação de Professores na Área de matemática: análise de dois modelos de desenvolvimento profissional por meio de cursos a distância, via Internet. Projeto de Doutorado - PPGE - Metodologia de Ensino, UFSCar, 2004 -2007.
Reali, A.M.M.R. e Tancredi, R.M.S.P. - Programa de Apoio aos Educadores: Espaço de Desenvolvimento Profissional. Projeto de Extensão vinculado ao Núcleo Universidade-Escola e ao Programa de Apoio à Extensão Universitária voltado às Políticas Públicas - PROEXT 2003/SESu-MEC e PROEX/UFSCar, 2003-2004.
Reali, A.M.M.R. e Tancredi, R.M.S.P. - Programa de Apoio aos Educadores: construindo as bases de uma comunidade virtual de aprendizagem da docência - Projeto de Extensão vinculado ao Núcleo Universidade-Escola e ao Programa de Apoio à Extensão Universitária voltado às Políticas Públicas - PROEXT 2004/SESu-MEC e PROEX/UFSCar, 2004-2005.
Reali, A.M.R.R.; Tancredi, R.M.S.P.; Mizukami, M.G.N. - Comunidade de aprendizagem profissional da docência de professoras mentoras e pesquisadoras: validação de um protocolo para análise do processo de constituição e desenvolvimento - CNPq, Processo. 400276/2007-0, 2007-2008.
Rinaldi, P. R. - Informática na educação: um recurso para a aprendizagem e desenvolvimento profissional de professoras-mentoras.FAPESP - Projeto de Mestrado, PPGE - Metodologia de Ensino, UFSCar, 2004-2005.
Tancredi, R.M.S.P.; Reali, A.M.M.R.; Mizukami, M.G.N. Programa de Mentoria para Professores das Séries Iniciais: implementando e avaliando um contínuo de aprendizagem docente. FAPESP/Ensino Público, UFSCar, proc.04/00160-9, 2004-2007.