Portal dos Professores Portal dos Professores

Biblioteca / Publicações

Artigos

ACESSIBILIDADE: UTOPIA OU REALIDADE?
A CONCEPÇÃO DE INFÃNCIA E A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A DANÇA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
A EDUCAÇÃO, A PANDEMIA E A SOCIEDADE DO CANSAÇO
“A ESCOLA E AS DESIGUALDADES SOCIAIS”
A EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA NA REDE MUNICIPAL DE SÃO PAULO
A GEOGRAFIA COMO NORTEADORA CRÍTICA NO CONTEXTO SOCIAL
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA AFRO BRASILEIRA PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
A IMPORTÂNCIA DO ATO DE BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA PSICOPEDAGOGIA: SUBSÍDIOS PARA O TRABALHO NA SALA DE AULA.
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A INFLUÊNCIA DA AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A INFLUÊNCIA DO LÚDICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DE 1 A 3 ANOS
A INTERFERÊNCIA DA ESCOLA E DA FAMÍLIA NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
A LITERATURA COMO FONTE DE POSSIBILIDADES PARA A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO
A LOUSA DIGITAL E SUA INTERATIVIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
A MAGIA DO UNIVERSO DAS HISTÓRIAS INFANTO- JUVENIS
ANÁLISE DA CONVERGÊNCIA DA TEORIA COM A PRÁTICA PREVISTA NOS PCN-LE – ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDIZAGEM DA DOCENCIA DE PROFESSORES-ARQUITETOS: VOZES DE DOCENTES DE UM CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
AS CONCEPÇÕES DE LETRAMENTO E A ERA DIGITAL: NOVAS PERSPECTIVAS
AS ESPECIFICIDADES DA INCLUSÃO ESCOLAR
AS INFLUÊNCIAS TECNOLÓGICAS NO AMBIENTE ESCOLAR
AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ATUAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM TEMPO DE PANDEMIA
AVALIAÇÃO ESCOLAR EMANCIPATÓRIA: UM DESAFIO A SER EFETIVADO NA PRÁTICA EDUCATIVA
BULLYING E SUAS IMPLICAÇÔES NO AMBIENTE ESCOLAR
CASOS DE ENSINO COMO INSTRUMENTO DE CARACTERIZAÇÃO DE PROFESSORAS INICIANTES
CASOS DE ENSINO E PROCESSOS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DA DOCÊNCIA: INVESTIGANDO CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE FUTURAS PROFESSORAS
COMO TRABALHAR A HIPERATIVIDADE EM SALA DE AULA
CONFECÇÃO E UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DOURADO MONTESSORI NAS AULAS DE MATEMÁTICA
CONFLITOS ENTRE ESTILOS DE ENSINAR E APRENDER: EXPLICANDO O BAIXO RENDIMENTO DE ALUNOS ADULTOS DE LÍNGUA INGLESA
CONHECIMENTO DE MUNDO - DANÇA
CONSELHO ESCOLAR: APRENDIZAGEM NA ESCOLA, RESPEITO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA E EDUCAÇÃO EMANCIPADORA
CONSELHO ESCOLAR: ESPAÇO DE FORMAÇÃO
CONSIDERAÇÕES SOBRE APRENDIZAGEM
CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR JUNTO ÀS ESCOLAS DO CAMPO E UNIDADES EXECUTORAS
CONTRIBUIÇÕES DOS CONSELHOS ESCOLARES EM BUSCA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
COVID-19 UM DESAFIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
CULTURA E MUDANÇA ORGANIZACIONAL NA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA
CURSO NORMAL SUPERIOR FORA DE SEDE: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DESENVOLVENDO UMA METODOLOGIA DE APROXIMAÇÃO ENTRE A ESCOLA E AS FAMÍLIAS DOS ALUNOS COM A PARCERIA DA UNIVERSIDADE
DIREITO OU PRIVILÉGIO? DESIGUALDADES DIGITAIS, PANDEMIA E OS DESAFIOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA
DISCALCULIA: INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
DISTÚRBIOS, TRANSTORNOS, DIFICULDADES E PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: UM PAINEL PROVISÓRIO DE DEFINIÇÕES E TEORIAS EXPLICATIVAS
EDUCAÇÃO INFANTIL: ACOLHIMENTO E ADAPTAÇÃO
EDUCAÇÃO INFANTIL: BRINCADEIRAS EXPLORATÓRIAS
EDUCAÇÃO INFANTIL: BUSCANDO A EXCELÊNCIA
EDUCAÇÃO INFANTIL: DOCUMENTOS OFICIAIS
EDUCAÇÃO INFANTIL: EIXOS NORTEADORES
EDUCAÇÃO INFANTIL: ESPAÇO LÚDICO
EDUCAÇÃO INFANTIL: ROTINA
EDUCAÇÃO INFANTIL - VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE
ESCOLA E FAMÍLIA - JUNTAS PARA UMA MELHOR EDUCAÇÃO
ESTEREÓTIPOS INDÍGENAS
“É UM, É DOIS, É TRÊS, É HORA DA HISTÓRIA”: CONTRIBUIÇÕES DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, SOCIAL E AFETIVO DE CRIANÇAS DE UM A TRÊS ANOS
EXPLORANDO SONS
FORMAÇÃO DE FORMADORES: APRENDIZAGEM PROFISSIONAL DE PROFESSORAS-MENTORAS PARA USO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO
GESTÃO E EDUCAÇÃO – PARCERIA FUNDAMENTAL
INFÂNCIA, CONSUMO E EDUCAÇÃO
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
LINGUAGEM E SISTEMA GESTUAL: RUDOLF LABAN
MAS, AFINAL? O QUE É SER JOVEM?
NEGACIONISMO DA COVID-1 E EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE: PARA ALÉM DA NECROPOLÍTICA
O CURRÍCULO ESCOLAR NOS DIAS ATUAIS
O DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA CONQUISTA EM RETROCESSO
O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UTILIZANDO JOGOS E BRINCADEIRAS
O ENSINO DE ARTES NO AMBIENTE ESCOLAR
O ESPAÇO DA CRECHE: COMO UTILIZAR O ESPAÇO FÍSICO DA CRECHE DE MODO QUE PROPORCIONE APRENDIZAGEM
O GESTOR FRENTE ÀS HORAS DE TRABALHO PEDAGÓGIGO COLETIVO (HTPC) EM BUSCA DE ALTERNATIVAS PARA COMPLEXIDADE DO COTIDIANO ESCOLAR
O JOGO E APRENDIZAGEM NA INTERVENÇÃO PSICOPEDAGOGICA
O LÚDICO E SUA IMPORTÂNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O PAPEL DAS NARRATIVAS DE HISTÓRIAS NA CONSTRUÇÃO DO AMBIENTE ALFABETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O PAPEL DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO ATUAL CONTEXTO.
O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM SÓCIO HISTÓRICA
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SEGUNDO AS TEORIAS HUMANÍSTICA, COMPORTAMENTALISTA, CONSTRUTIVISTA, SÓCIO-CONSTRUTIVISTA E SÓCIO-CULTURAL
O REFLEXO DA TV NO PROCESSO EDUCACIONAL
OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS MATEMÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
OS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE DINAMIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
O TRABALHO COM A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SOBRE A INDÚSTRIA CULTURAL
O USO DE JOGOS NA SOCIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
POESIAS DE CORDEL COMO RECURSO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO/ APRENDIZAGEM NAS SÉRIES INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA: DÉCADA DE 50 ATÉ OS DIAS ATUAIS
POSSÍVEL RECONFIGURAÇÃO DOS MODELOS EDUCACIONAIS PÓS-PANDEMIA
PRÁTICAS EDUCATIVAS: QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS
PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DO TEACCH: APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO QUALITATIVA NOS ASPECTOS DA INTERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO COMPORTAMENTAL DO INDIVIDUO COM AUTISMO.
PRODUÇÃO DA CRIANÇA E DA INFÂNCIA
QUILOMBOLAS: LUGAR, POVO E CULTURA
REFLEXÃO SOBRE UMA CENA - RELAÇÃO PAIS-ESCOLA NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
RELAÇÃO ESCOLA FAMÍLIA UMA PARCERIA QUE PODE OU NÃO DAR CERTO
(RE) ORGANIZAR O TRABALHO PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE COVID- 19: NO LIMIAR DO (IM) POSSÍVEL
RESGATANDO A IDENTIDADE DO FAZER PEDAGÓGICO NA CRECHE FRENTE AO BINÔMIO CUIDAR-EDUCAR
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UM CAMINHO PROMISSOR PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO: MULTICULTURALISMO; INTERDISCIPLINARIDADE, USO DE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
SUSTENTAR A TRANSFERÊNCIA NO ENSINO REMOTO: DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
TIC´S NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS MENTORAS: FACILITANDO A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
TRABALHO DOCENTE COM VIDEOAULAS EM EAD: DIFICULDADES DE PROFESSORES E DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO E A PROFISSÃO DOCENTE
TRANSFORMAÇÃO COGNITIVA FUNDAMENTAL: DO CONHECIMENTO PRÉVIO À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
UMA APRENDIZAGEM DIFERENCIADA
UMA PROPOSTA PARA A SUPERAÇÃO DA CRISE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA
UMA REFLEXÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DA OBRA DE AUGUSTO CURY
UM SENTIDO PARA A EXPERIÊNCIA ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA
UNIVERSIDADES FEDERAIS NA PANDEMIA DA COVID-19: ACESSO DISCENTE À INTERNET E ENSINO REMOTO EMERGENCIAL