Formação de Formadores
Saiba mais sobre o Formação de Formadores
Objetivos Gerais
Promover e investigar processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional possibilitando que formadores de
professores em exercício nos anos iniciais do ensino fundamental:
a) explicitem conhecimentos profissionais que estão na base de sua atuação na comunidade escolar;
b) explicitem processos pelos quais tais conhecimentos são construídos, organizados e mobilizados por eles de
modo que os professores de sua escola compreendam os conteúdos/temas que desenvolvem nas ações formativas;
c) ampliem o rol de conhecimentos profissionais que possam estar na base de sua atuação junto a sua comunidade
escolar;
d) desenvolvam e explicitem processos de reflexão diante de situações escolares específicas (complexas e/ou
dilemáticas) e contextualizadas, a partir e diante dos conhecimentos que possuem e das situações em que se
encontram quando atuam na escola.
Mais explicitamente, objetiva-se por meio das atividades desenvolvidas no decorrer do programa:
- Construir e fortalecer com o grupo de formadores a identidade profissional de formador de professores.
- Construir e analisar estratégias formativas voltadas para o desenvolvimento profissional de professores.
- Contribuir para o desenvolvimento de processos reflexivos, estimulando constantemente ações/atividades de
auto-avaliação das competências profissionais e a reorientação do seu trabalho formativo na escola.
- Estimular a autonomia dos formadores no exercício de ações formativas junto aos professores e demais membros
da comunidade escolar.
- Incentivar a elaboração e o uso de estratégias formativas que permitam ao formador diagnosticar e suprir as
necessidades relacionadas a aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores que atuam nas séries
iniciais do ensino fundamental.
- Colaborar para a ampliação da base de conhecimentos de modo que o formador seja capaz distinguir diferentes
fases da carreira docente e atuar de forma específica com os profissionais da escola nas respectivas fases.
- Estimular o trabalho em parceria - entre formador e professores da escola - para identificar, analisar,
intervir e superar as necessidades educacionais dos alunos de modo a criar um ambiente colaborativo e inclusivo.
- Favorecer a formação de um usuário crítico de recursos tecnológicos e da internet.
- Incentivar a construção de uma comunidade de aprendizagem profissional virtual.
Como participar?
Para participar é necessário cadastrar-se no Portal dos Professores da UFSCar. Para inscrever-se no programa
Formação de Formadores, basta preencher a ficha de inscrição e responder a todos os itens do questionário.
O número de vagas é limitado: 25. Caso o número de inscritos ultrapasse esse total, adotaremos os critérios de
seleção indicados abaixo. Você será informado, posteriormente, via e-mail, sobre os resultados da seleção e os
demais procedimentos para a efetivação da matrícula e a realização do programa.
Para efetivar sua inscrição é necessário atender a todos os critérios:
- Exercer a função/cargo de formador de professores das séries iniciais do ensino fundamental (diretor,
coordenador pedagógico, assistente técnico-pedagógico, supervisor de ensino entre outros).
- Ter disponibilidade de tempo (no mínimo 4 horas/semanais).
- Ter conhecimentos básicos de informática e navegação na web.
- Ter acesso a Internet.
Sigilo quanto às informações
Todo conteúdo produzido e desenvolvido no âmbito do programa Formação de Formadores é sigiloso, sendo acessível
apenas aos participantes e coordenadoras/administradoras. O acesso à ferramenta de comunicação será feito via
senha individual e a transmissão de dados será realizada por meio de protocolo de comunicação seguro
(criptografado).
Duração
O programa terá duração de 80h e divide-se em dois módulos:
Módulo I - 40h: Neste módulo serão realizadas leituras, análises e discussões (individuais e coletivas) de casos
de ensino, textos sobre os temas referentes aos conteúdos propostos: o papel do formador; aprendizagem da
docência; base de conhecimento para o exercício da função/cargo de formador. Também, serão elaboradas,
colaborativamente, pelo grupo de formadores e coordenadoras do programa, estratégias para identificação de
necessidades/problemas/dilemas (coletivos e/ou individuais) junto aos professores dos anos iniciais do ensino
fundamental considerando a realidade da escola em que atuam.
Módulo II - 40h: Este módulo está dividido em duas unidades que correspondem à 20h cada. Nele cada participante
realizará em cada unidade o planejamento, implementação e avaliação de uma experiência de ensino-aprendizagem
junto aos professores das séries iniciais na escola em que atua, sob orientação contínua das coordenadoras. O
desenvolvimento dessas experiências abordará os temas “Trabalho coletivo” e “Inclusão e diversidade”
respectivamente. Ao longo das unidades serão realizadas discussões, via fóruns, com intuito de aprofundar e
socializar os conhecimentos.
Número de participantes: 25
População alvo: Formadores em exercício nas séries iniciais do ensino fundamental.
Certificação: O programa terá um total de 80h e será certificado da PROExt/UFSCar.
Conteúdos
O programa “Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional de Formadores em exercício: a escola como organização
que aprende” pauta-se em discussões teóricas fundamentais de conteúdos relacionados à prática do formador e suas
implicações para atuação com os docentes na escola. Mais especificamente serão abordados temas como: o papel do
formador; aprendizagem da docência; base de conhecimento para o exercício da função/cargo de formador nas séries
iniciais do ensino fundamental; trabalho coletivo; inclusão.